Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

Ser TÃO Ser pelo sertão paulista


Circular apresentado os espetáculos em repertório, é uma prática sempre presente em nossos projetos, pois nosso objetivo é estabelecer um diálogo direto com o público transeunte, promovendo o acesso ao teatro de rua. "O Projeto Ser TÃO Ser Pelo Sertão Paulista" promove um circuito de teatro de rua de forma itinerante, partindo da cidade de São Paulo em direção ao noroeste paulista. Essa foi a forma escolhida para partilharmos momentos de afetividade e reflexão com o público das cidades de São Paulo, Sertãozinho, Catanduva, São José do Rio Preto e Votuporanga.

O grupo partirá da zona leste da cidade de São Paulo, região que atua desde 2002, seguindo em direção à região noroeste do Estado, conhecido como sertão paulista, no qual foram escolhidas cidades que passaram por um
rápido e recente processo de industrialização nas ultimas décadas; essas cidades apresentam um grande contingente populacional de migrantes vindos de áreas rurais ou de outros estados do Brasil, criando, assim, uma relação
direta com a temática abordada pelo espetáculo Ser TÃO Ser –- narrativas da outra margem.

Como forma de estreitar relações com o público, com as comunidades e com os fazedores de teatro locais, também faz parte da programação uma vivência de teatro de rua, que toma como base a própria experiência de 15 anos do Grupo. Somado a oficina, e também como forma de partilhar as histórias que inspiraram a montagem do espetáculo exibiremos o vídeo documentário Histórias de um Ser Tão Ser, que apresenta aspectos do processo de criação do espetáculo.

Todas as atividades são gratuitas ao público, graças ao aporte financeiro do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – 2012, além de parcerias locais que são fundamentais para o desenvolvimento das atividades propostas.

É na busca de nossos sertões que partimos em direção ao sertão paulista, pois como afirmou J.G Rosas "o sertão está por toda a parte", inclusive dentro de nós mesmos. Vamos começar o Fuzuê!!!!

SINOPSE DO ESPETÁCULO

Ser TÃO Ser – narrativas da outra margem, foi construído a partir das histórias de vida dos moradores da região do extremo leste de São Paulo.  Procuramos levar para o nosso palco, a rua, um relato sobre o homem desterritorializado, o homem que está fora do seu território, jogado à margem de uma cidade grande.
O espetáculo tem como fio condutor a moradia, assim revelamos e discutimos o processo de expansão da periferia paulistana. Passamos por três instâncias: a luta, a solidariedade e o individualismo. Essas instâncias ocorrem nas ocupações, nas favelas e, por fim, nos conjuntos habitacionais, quando o Estado se faz presente, construindo as casas ao seu modo, empilhando as pessoas, criando outro território, o qual requer novas adaptações.
Trata-se da partida e chegada dos migrantes em décadas passadas, entretanto, o tema continua atual, pois hoje mais do que nunca, estamos sempre de partida e tendo que nos readequarmos em um novo lugar.

FICHA TÉCNICA
Direção: Adailton Alves
Texto: criação coletiva do grupo
Elenco: Adailton Alves, Edson Paulo, Johnny John, Lu Coelho e  Selma Pavanelli
Preparação corporal: Paulo de Moraes
Preparação musical: Celso Nascimento
Preparação vocal: Melissa Maranhão
Gênero: Teatro de Rua
Faixa etária: livre
Duração: 60 minutos

SERVIÇO

São Paulo, dias 31 de março e 07 de abril;
Sertãozinho, dias 12, 13 e 14 de abril;
Catanduva, dias 19, 20 e 21 de abril;
São José do Rio Preto, dias 26, 27 e 28 de abril;
Votuporanga, dias 03, 04 e 05 de maio.

Informações: (011) 98152-4483 / 98188-3670
edson.paulo@ibest.com.br


terça-feira, 2 de abril de 2013

Feira de teatro de rua.