Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Feliz 2013



O TRABALHO E OS FRUTOS DE 2012




Para isso fomos feitos: Para lembrar e ser lembrados.

Vinicius de Moraes



O ano de 2012 foi de muito trabalho, mas também de reconhecimento e de possibilidades para nos encontrarmos e trocarmos com muitos parceiros. O espetáculo Ser TÃO Ser, nosso mais bem conceituado trabalho segundo as análises criticas, ultrapassou a marca de 100 apresentações. Um marco histórico para o grupo, e foi apresentado em diversas cidades, seja participando de festivais, mostras ou integrando a programação de diversas instituições.

Quanto aos festivais cabe mencionar a nossa participação no V FESTAC - Festival de Teatro do Acre, o IV Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, a Mostra SESC de Artes, o IV Amazônia Encena na Rua, o XII Festival de Bernardino de Campos, o II Oxandolá In Festa, o XIX Floripa Teatro – Isnard de Azevedo, o I Festival de Teatro Nacional de Teatro de Rua do Ceará, a XIV Mostra SESC Cariri de Culturas e a II Mostra Beiçola. Dessa forma, o grupo foi a outra regiões do país, destacando a região Norte (Rio Branco-AC, Porto Velho-RO, que até então era uma região nunca antes visitada pelo Buraco d`Oráculo; também estivemos na região Sul: Porto Alegre-RS e Florianópolis-SC; Sudeste: São Paulo, Cotia, Lorena, Cruzeiro, São Luiz do Paraitinga, São Francisco Xavier, Tremembé, Guaratinguetá, Cruzeiro, Paraibuna, Bernardino de Campos, Francisco Morato, Ribeirão Preto, Guararema e Caraguatatuba; e Nordeste: Maracanaú, Maranguape, Crato, Barbalha, Altaneira e Juazeiro do Norte (todas no Estado do Ceará). Além disso, o grupo participou da programação de algumas unidades do SESI, SESC e do projeto Teatro nos Parques.

Para finalizar o ano de 2012 realizamos a sétima edição da Mostra de Teatro de São Miguel Paulista, consolidando dez anos de ação na região. A Mostra contou com 14 espetáculos de várias cidades e com uma diversidade importante que, com certeza, ampliou o universo crítico de nosso público. A Mostra é parte do Projeto Narrativas de Trabalho II, contemplado pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo; do projeto consta também uma montagem e para tanto está sendo ministrada uma oficina para que os estudantes possam participar da montagem com os integrantes do Buraco d`Oráculo; a estreia está prevista para julho de 2013.

Em 2013 o Buraco d`Oráculo completará 15 anos de trajetória, de trabalho continuo, dedicados ao fazer teatral de rua, bem como a compreensão, a pesquisa e ao questionamento crítico que perpassa todas as discussões que envolve nossas ações. Continuaremos viajando em 2013, pois fomos contemplados com dois projetos de circulação: o Proac Difusão e Circulação do governo do Estado de São Paulo, com o Projeto Ser TÃO Ser pelo sertão paulista e o Prêmio Funarte Myriam Muniz do governo Federal, com o Projeto Ser TÃO Ser pelos nossos sertões, passando por algumas cidades dos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Para registrar os 15 anos de estrada lançaremos uma publicação, que trará dois textos montados pelo grupo, bem como as análises acadêmicas produzidas sobre os mesmos, fruto de uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. A publicação será realizado com recursos do Prêmio Artes Cênicas nas Ruas.

Por fim, mas não menos importante, cabe citar que os integrantes do grupo sempre primaram em construir e ampliar seus laços de amizade, que se desdobram em trocas artísticas e com a sede, a Casa d`Oráculo – adquirida apenas quando o grupo completou doze anos, se pode receber melhor os amigos para conversas, oficinas, entre outros. Em 2012 passaram pela sede os grupos Imaginário Maracangalha (MS), Nóis de Teatro (CE) e os artistas Ray Lima e Junio Santos (Movimento Escambo/RN-CE), Jussara Trindade (RJ) e Toni Edson (SE) entre outros.

É dessa forma que os integrantes do Buraco d`Oráculo: Adailton Alves, Edson Paulo, Heber Humberto Teixeira, Lu Coelho, Romison Paulo e Selma Pavanelli, vem aqui compartilhar as nossas ações de 2012 e desejar que o ano de 2013 seja repleto de felicidade e força para seguir sempre em frente.