Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Convite Lançamento do Caderno de Trabalho - Buraco d`Oráculo


O Buraco d`Oráculo convida a todos para o lançamento do seu Caderno de Trabalho, uma publicação final do projeto "Narrativas de Trabalho"  desenvolvido no período de Julho/2010 à novembro/2011, que teve como tema norteador de pesquisa  a precarização do trabalho.
 Pelo projeto passaram mais de 12 grupos de teatro de rua, que juntos com o Buraco d`Oráculo compuseram um circuito de Teatro de 54 apresentações pela zona leste de São Paulo. Além  do circuito, foram realizados os encontro do Café Teatral, as publicações da A Gargalhada, um aperfeiçoamento artístico e debruçamos  sobre um vasto material de discussão sobre o tema.
O lançamento acontecerá nos dias 26/11, como parte da programação da 6ª Mostra de Teatro de Rua -Lino Roja,  e 29/11 , no Café Teatral com a presença do diretor cubano Rolando Hernandes.
O caderno brinda a conclusão de mais um projeto realizado com recursos públicos do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. 
Estejam todos, aqueles que se envolveram de forma direta ou indireta com o projeto, convidados a mais essa ação.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Crítica de Narciso Telles sobre Ser TÃO Ser - Festicamp

O político e o poético em Ser Tão Ser – Narrativas da outra margem
Por Narciso Telles




O espetáculo Ser Tão Ser – Narrativas da outra margem, apresentado pelo grupo Buraco d'Oráculo, segue a tradição político-popular do teatro de rua brasileiro. Em nosso país, a produção teatral de rua carrega historicamente a marca de um modo de fazer teatral no qual as questões sociais e políticas são colocadas e discutidas com o público, restaurando ao teatro sua relação com a cidade.


Nesta esteira as experiências realizadas nos anos 60 pelos CPCs, pelo Teatro de Cultura Popular de Pernambuco, que ancoradas no pensamento do teatrólogo alemão Bertolt Brecht, antecipam as práticas teatrais mais recentes de teatro de rua no Brasil no qual a presença de um teatro político, se faz preponderante.

O Buraco d'Oráculo encena o drama dos inúmeros migrantes brasileiros que percorrem este país a procura de melhores condições de vida. Nas grandes cidades, estes são vítimas de um sistema social violento, coercitivo e excludente, colocando-os a margem na teia social capitalista. Passam pela cena de Ser Tão Ser personagens que lutam por uma vida melhor dentro de seu contexto social. Desta forma, o espetáculo nos é apresentado como um grito contra a opressão, a violência e uma denúncia sobre a situação existente, especialmente [não exclusivamente] na cidade de São Paulo.


Tendo a roda como organização espacial, promovendo como afirma Denis Guenoun, uma outra relação entre os espectadores, pois estes podem também olharem-se uns aos outros e estabelecerem uma comunidade frente ao espetáculo, os atores promovem esta integração. No primeiro momento pela conversa ao pé do ouvido com cafezinho feito e servido na hora, no qual o drama dos personagens é narrado para a platéia e o tema da migração, tão cara ao teatro latinoamericano, nos é apresentado. Nas vozes do pai que vai a procura da mulher e filho ou na mulher que segue sua sina de acompanhar o marido, vamos de onde se nasce até onde se morre. A própria encenação segue este percurso quando o público é convidado se deslocar na praça para assistir a segunda parte do espetáculo.


Nesta, os personagens-migrantes não aparecem com a força de antes, agora estão diluídos, um misto de ator-personagem de linha brechtiana. O trabalho dos atores vão trafegando entre a construção de um personagem- tipo e a própria presença do ator e sua posição sobre o tema em questão. A encenação neste momento ganha um tom de denúncia da situação vivida pelos personagens e de suas lutas comunitárias, do despejo e da nova moradia, no apertado apartamento do conjunto habitacional. Até o público recebe o documento que instrução do despejo. Seremos também vitimas deste sistema? 


Como manda a tradição, o Ser Tão Se utiliza os elementos presentes no teatro de rua: músicas conhecidas do público, coro, a chita/algodão cru e a crítica social. Ingredientes que [de]marcam a poética do espetáculo.


Ao fim da função os atores dizem: 'o povo não sabe a força que tem'.


É justamente esta frase que para mim, pesquisador e fazedor de teatro de rua, levanta questões em torno da função social do artista. O tom de denúncia que o espetáculo tem, me parece crer na perspectiva transformadora do ato teatral, apenas por seu viés político, ou seja, o espectador ganha consciência desta situação e age contra ou a favor do estabelecido. Penso que o teatro deve ir além, deve compreender o homem como sujeito sensível, histórico e crítico e, partindo desta premissa construir um modo de fazer teatral proponha, por sua poética, a instauração de outra possibilidade ética. A percepção sobre o mundo também ser ocorre por meio dos sentidos, outros modos de apreensão da realidade, e nisto o teatro de rua brasileiro precisa também colocar questão.


Se pensarmos que o artista de teatro é um perdedor neste sistema regido pelo capital, podemos modificar nosso posicionamento, em vez de querer ocupar espaços de poder ocuparemos [ e aqui falo no sentido militante] as margens, as brechas para teatralmente partilharmos o que desejamos com o público. Suas [e nossas] narrativas. Seus [e nossos] modos de criação artística. Compreender a perda como possibilidade de salvação [ou de liberdade para o ato poético], pois como diz Amir Haddad: 'só o teatro salva'... Será?


Narciso Telles
Lembrando esta música: nós fazemos teatro, neste país colorido, descamisado e subnutrido...


Fwd: CAMPANHA CUMPRA-SE - Comunicado nº 3


Companheiras e companheiros da Campanha CUMPRA-SE, estamos hoje publicando o site e envio o Comunicado nº 3 abaixo. Pedimos a difusão do comunicado. Seria muito bom que aqueles que tenham blogs e sites, façam o link para o site da campanha com o banner anexo, ou crie um banner próprio e envie para disponibilizarmos mais opções.
  

CAMPANHA CUMPRA-SE - Comunicado nº 3

Vamos divulgar o site e apliar a rede.
Vejam no endereço: www.cumpra-se.org um espaço de luta por cidadania e direitos humanos.

O site está no ar para fortalecer a campanha, para facilitar a comunicação e construção da Rede Pelo Cumprimento da Sentença da Corte IDH. O site nos aproxima, uns aos outros e a campanha com a sociedade, comunicadores e imprensa, afinando o trabalho para que cresça e realize seu objetivo de defesa e fortalecimento de nossos direitos fundamentais.
Dia 14/11/2011 em SP estamos para organizar um ato pelo CUMPRA-SE na frente do escritório regional da presidência da República, convidamos a todas e todos a aderirem e organizar algo em sua cidade no mesmo dia. Nesta data faltará um mês para que o estado brasileiro dê cumprimento e estamos muito longe disso.
Ao lançarmos o site da Campanha CUMPRA-SE, iniciamos a coleta de assinaturas na Petição e a ação de envio de emails às autoridades, MANIFESTE-SE, mande seu email àqueles que têm a decisão de dar cumprimentro, se posicionando sobre a questão.
Escreva de própria lavra um convite pessoal, um boletim em sua entidade, coletivo, artigo em blog, site e imprensa. Faça chegar a seus contatos no email e redes sociais um convite para que acessem o site e participem da Campanha, que ajudem a construí-la, pois é uma tarefa cidadã não permitirmos, que arames farpados fechem as fronteiras de nosso país para reclamações de graves violações de direitos humanos em Tribunais Internacionais, negando sua jurisdição e jurisprudência, rompendo o Pacto de São José. 
Em sendo cumprida a sentença, haverá um fortalecimento de praticas de direitos humanos nas instituições ligadas ao executivo, legislativo e judiciário, que necessariamente para que concretizem o cumprimento, precisam rever conceitos, formas de agir, leis e jurisprudências firmadas na contramão dos direitos humanos.
Há muito por fazer, convidamos entidades, coletivos, pessoas, movimentos sociais, blogs e sites a aderirem no QUEM SOMOS ou BLOGS E SITES, divulgar o banner da campanha e ativar o CUMPRA-SE em seu município e estado.
Para adesões enviem um email para cumpra.se@gmail.com com o logo, ou imagem e o endereço da página na internet para incluirmos no site. Em anexo o banner da campanha para lincar e divulgar o site.
  • PELO CUMPRIMENTO INTEGRAL DA SENTENÇA DA CORTE IDH (Caso Guerrilha do Araguaia)
  • PELO ACOLHIMENTO DA ADPF 153 PELO STF.
  • PELA APROVAÇÃO DO PL 573/11 QUE DÁ INTERPRETAÇÃO À LEI DA ANISTIA EM HARMONIA COM O PACTO DE SÃO JOSÈ DA COSTA RICA.
  • POR UMA COMISSÃO DA VERDADE AUTÔNOMA E CONSEQUENTE
Atenciosamente;

Marcelo Zelic
Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo
Coordenador do Projeto Armazém Memória
(11) 3052-2141
(11) 9206-9284
www.armazemmemoria.com.br
mzelic@uol.com.br


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 31/12/1969

Partindo para o Ser Tão


Ser Tão Ser vai ao sertão

 
Olá meus caros!!
Amanhã partiremos para o sertão cearense, apresentaremos o Ser Tão Ser em dois Festivais, primeiro em Arneiroz e depois em Fortaleza. Retornaremos somente no dia no dia 08, e já no dia 09 estaremos em Piracicaba apresentando no circuito TUSP, seguindo no dia 11 para Angra dos Reis e voltando no dia 15. Baixando a poeira da viagem, decidimos no dia 20 (dia da consciência negra) apresentar o Fuzuê Geral, já que São Pedro abriu as torneira na ocasião anterior mas não esfriou os nossos ânimos de apresentar.

11 - 2558-2598 /8152-4483
www.buracodoraculo.com.br