Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

A MENINA QUE FOI ARQUIVADA - TEATRO (Núcleo Cênico ProjetoBaZar)


 

  

Dia 24 de setembro às 16horas, ocorrerá a apresentação do espetáculo "A MENINA QUE FOI ARQUIVADA" integrando a programação do circuito de teatro de rua RE-PRAÇA, no Jardim das Camélias, Zona Leste de São Paulo.

 

 

Idealizada e realizada pelo grupo Buraco d`Oráculo, o circuito RE-PRAÇA teve início em Janeiro, já contou com apresentações de grupos de todo o país e faz parte das atividades do projeto "Narrativas de Trabalho", desenvolvido pelo grupo com recursos do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

 

No dia 25 de Setembro o grupo Buraco d`Oráculo encerra a programação de Setembro com o espetáculo "Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem".

 

"A MENINA QUE FOI ARQUIVADA"

Núcleo Cênico ProjetoBaZar – São Paulo/SP

DIA 24/09 às 16h

Recomendação: Livre / Duração: 50 minutos.

 

Sinopse:

A partir de uma pesquisa desenvolvida no arquivo Miroel Silveira - USP- que contém mais de seis mil processos de censura ao teatro paulista - a peça questiona o "NÓS", os pré fabricados, pré destinados e, transitando por personagens históricos e censurados da dramaturgia brasileira, narra a historia de uma menina, fruto de um aborto mal sucedido, cuja trajetória de vida fica entre a cruz e a bandeira, entre a educação moral cristã e as idéias revolucionárias.

 

Ficha Técnica:

Dramaturgia: Aurea Karpor

Núcleo de Encenação: Aurea Karpor e Gil Costa

Elenco: Aurea Karpor, Beatriz Barros, Gil Costa, Leandro Caldarelli, Nata Neumann, Rodrigo Costrov, Tiago Cintra.

Preparação Vocal: Tati Marazzo

Preparação Corporal: Mary´s Brambilla

Figurinos e contrarregragem: Victor Poeta

 

Sobre o Núcleo Cênico Projeto BaZar

 

O Núcleo Cênico ProjetoBaZar, da Cooperativa Paulista de Teatro, estreou seu primeiro espetáculo em 2006 : "IRA" – adaptação do livro Xadrez, Truco e Outras Guerras de José Roberto Torero – livremente inspirado na Guerra do Paraguai. Desde então segue pesquisando a teatralização de textos não dramatúrgicos resultando em quatro espetáculos adultos e um infantil - sempre pensando em espaços alternativos. Em 2009 recebeu o prêmio "Cidadania em Respeito à Diversidade", ano que também iniciou sua pesquisa em Teatro de Rua. Participou do Seminário Nacional de Dramaturgia para o Teatro de Rua, da III Mostra de Teatro de Rua da Zona Norte, do Mutirão Cultural na Quebrada – 4 anos de CICAS entre outras atividades.

Site: www.projetobazar.com.br

 

 

"Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem"

Buraco d`Oráculo - São Paulo / SP

Dias 25/09 – 16h

Recomendação: Livre / Duração: 50 minutos.

 

Sinopse:

Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem, é um espetáculo construído a partir das histórias de vida dos moradores da região do extremo leste de São Paulo.  Onde o grupo procura levar para a rua, um relato sobre o homem desterritorializado, o homem que esta fora do seu território, jogado a margem de uma cidade grande.

 

Ficha Técnica:

Direção – Adailton Alves

Texto colaborativo criado pelo grupo.

Elenco: Adailton Alves, Edson Paulo, Johnny John, Lu Coelho e Selma Pavanelli

Preparação corporal: Paulo de Moraes

Preparação musical: Celso Nascimento

Preparação vocal: Melissa Maranhão

Preparação circense: Selma Pavanelli

Treinamento de Yoga: Lu Coelho

Treinamento de Clown: Bete Dorgam

 

Sobre o grupo Buraco d`Oráculo

 

O Buraco d`Oráculo surgiu em 1998, com o intuito de criar um teatro de rua que discutisse o homem urbano contemporâneo e seus problemas.

O trabalho do grupo é calcado em três pontos fundamentais: a rua, como espaço privilegiado de encontro direto com o publico; a cultura popular como fonte geradora de inspiração e motivação, e o cômico (destacando-se a farsa e as relações com o "realismo grotesco").

Os espetáculos do grupo são protagonizados por pessoas comuns e que estão à margem da sociedade, como vendedores ambulantes, pedintes, entre outros. O Grupo possui em seu repertório sete montagens em que buscam manter essas propostas: A Guerra Santa – 1998; Amor de Donzela, Olho Nela! – 1999; Quem Pensa Que Muito Engana, Acaba Sendo Enganado – 2000; A Bela Adormecida – 2001; O Cuscuz Fedegoso – 2002; A Farsa do Bom Enganador – 2006; Comi Cidade – 2008; Ser Tão Ser – narrativas da outra margem – 2009.

 

 

 

Sobre RE-PRAÇA

 

Re-Praça é um circuito teatral de rua criado e realizado pelo grupo desde 2009 para aprofundar laços com as comunidades da região leste da cidade de São Paulo, tendo a praça como um espaço real de possibilidade de trocas simbólicas. O grupo acredita que é na praça que está a viabilidade de acesso ao teatro aos moradores das comunidades periféricas, ao mesmo tempo em que a presença artística valoriza o local público como espaço real de convivência e lazer. O trabalho do grupo é pautado na escuta das histórias que são contadas pelo público das praças aos seus integrantes e na criação de narrativas teatrais onde essa troca mais direta com o espectador é fundamental.

 

 

Sobre o projeto Narrativas de Trabalho

 

O principal objetivo do projeto Narrativas de Trabalho é discutir, por meio de cenas, performances e intervenções, a precarização do trabalho. O projeto conta ainda com um trabalho de aperfeiçoamento artístico com estudo teórico-prático sobre o épico; a realização da Mostra de Teatro de São Miguel, manutenção de sede e sítio eletrônico, troca artística com grupos convidados e parceiros de outros Estados e a continuidade do Café Teatral (encontros para bate-papos com artistas convidados ) e publicação de A Gargalhada  (jornal mensal e informativo do grupo). Ao término do projeto será publicado um caderno relatando todo este percurso.

 

 SERVIÇO:

 

RE-PRAÇA (Setembro 2011)

 

Dias24 e 25 de setembro de 2011

Sábados e Domingos às 16h

Endereço: Rua Mirassol d`Oeste, em frente a Associação dos Moradores do Jd. Das Camélias - São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.

GRÁTIS

 

GRÁTIS

Informações:

Telefones: (11) 8152-4483 / (11) 8188-3670

Site: www.buracodoraculo.com.br

Blog: http://buracodoraculo.blogspot.com/

 

Assessoria de Imprensa:

Aurea Karpor (11) 8337-5168

assessoria@projetobazar.com.br / akarpor@gmail.com

 

 


Nenhum comentário: