Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2007

IV Mostra de Teatro de São Miguel

Núcleo Brava Cia - Participante da IV Mostra

Desde 2002, quando o Buraco d`Oráculo aportou em São Miguel Paulista, realizamos uma Mostra visando incentivar a produção teatral local, o intercâmbio entre os grupos e principalmente, permitir uma programação teatral diversificada aos moradores dessa região.
A IV Mostra é especial, pois pela primeira vez todas as apresentações ocorrerão nos espaços abertos: praças e ruas. E o melhor, em locais extremamente populosos e destituídos de equipamentos culturais. Dessa maneira entendemos que estamos cumprindo nosso objetivo: permitir o acesso ao teatro a todos sem distinção.
Outra característica dessa Mostra é que teremos seis espetáculos de grupos profissionais e apenas duas de grupos amadores, formados pelo projeto “Circular Cohab`s” – Nascidos do Buraco e Arruacirco. Teremos espetáculos bem diversificados e grupos experientes, com quase duas décadas de existência.
A Mostra sempre foi realizada sem recursos, mas sempre encontramos parceiros que nos auxiliam, tanto pessoas como coletivos. E dessa vez não foi diferente, tivemos o apóio da Fundação Tide Azevedo Setúbal e a parceria mais importante: os grupos, que doaram seus espetáculos fazendo com que a Mostra ocorra de fato.
A todos os parceiros nosso muito obrigado! E ao público em geral, tenham todos uma boa Mostra!
Buraco d`Oráculo

PROGRAMAÇÃO:
Dia 01/12
CDC Tide Setubal – Rua Mário Dallari, 170 – Jd. São Vicente.

18h00 – “Histórias para Serem Contadas” – Pombas Urbanas.
Tocando e cantando, um grupo de atores vai de cidade em cidade representando o jogo da vida. Numa linguagem vibrante eles contam histórias incríveis de pessoas comuns. Com humor e violência as historias revelam situações absurdas criadas na luta pela sobrevivência que pipocam e desaparecem.
19h00 – “Bisbiglio” – Clã Studio de Artes Cômicas.
Emperrada, talvez embaixo de uma ponte, uma carroça toda reciclada artesanalmente do lixo das ruas das grandes cidades é o cenário dessa montagem.
A peça revê a linguagem dos clássicos, o lixo do mundo, o ser humano em nosso tempo. O trabalho é fruto de um processo de pesquisa de vários anos com foco na interpretação do ator nas linguagens das varias máscaras e na comedia.

Dia 02/12
Praça do Casarão – Vila Mara.
15h00 – “Reprises” – Arruarcirco
O espetáculo foi estruturado a partir de reprises clássicas de palhaços, daí seu nome. Os atores se revezam nas figuras do escada (Sério) e excêntrico (cômico).
O espetáculo é voltado principalmente para as crianças, mas por tratar-se de palhaços, atinge a todos sem distinção.
16h30 – “As Folias de Seu Mané Pacaru” – Teatro de Mamulengo da Folia.
Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o “fute” – como é chamado o diabo – invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Marieta casar com ele.
A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público que opina e participa da brincadeira, dando mais sabor e colorido ao espetáculo.

Dia 08/12
União de Vila nova – Em frente a igreja Nossa Senhora Aparecida.
17h00 – “Falidos” – Nascidos do Buraco
O espetáculo mostra dois mundos diferentes. Um deles é o da TV, repleto de fantasia e de meias verdades. A estrela desse show tem duas faces: uma tenebrosa e sombria "o Senhor do Mal", a outra metade, o simpático, divertido e hipnotizante "Chico Santos". O outro mundo retrata a realidade onde os astros dessa vez são pessoas comuns robotizadas pela televisão.
18h30 – “Pois É...” – Teatro da Pateticidade.
Zé da Silva nasceu como muitos de nós, pelado e desamparado. Desde seu primeiro sopro de vida, Zé está procurando, está tentando entender. Zé da Silva nasce, cresce, se reproduz e morre todos os dias. Durante o percurso incerto, Zé procura um sentido que o mantenha vivo. Liberdade, amor, dinheiro, paz. No fim da sua vida Zé é surpreendido na rua por uma espécie de Deus popular que lhe garante revelar o segredo da felicidade eterna.

Dia 09/12
Galpão de Cultura – Rua Juruoca , Jd. Lapena
16h00 – “ComiCidade” – Buraco d´Oráculo
O espetáculo é uma seqüência de pequenas farsas adaptadas da Comedia Clássica Japonesa “Kyogem”. Constituído situações e fábulas, os personagens do Kyogen se apresentam como pessoas comuns, com situações que podem acontecer em qualquer lugar, as cenas surgem como recortes do instante presente. Conflitos entre patrão e empregado, intrigas entre marido e mulher, um esperto querendo passar a perna em um ingênuo etc., são temas do espetáculo que traz várias situações vividas por todos que vivem e transitam nos centros urbanos das grandes cidades.
17h30 – “A Brava” – Manicômicos/Núcleo Brava Cia.
Em 1429, seguindo as “vozes” que ouvia já alguns anos, a jovem Joana D´arc atravessa boa parte da França para convencer o rei a assumir a ofensiva na guerra contra os Ingleses. Desde então, sua figura atraiu grande atenção, sendo qualificada da formas mais diversa: desde donzela até prostituta.

Entre cada apresentação performance de J.E Tico e Seus Fantoches.
MAIORES INFORMAÇÕES: (11) 8188-3670 / 8152-4483

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A Farsa do Bom Enganadro

Adaptação de “La Farce du Maítre Pathelin “ (A farsa do Mestre Pathelin), sátira anônima, que fez criticas a duas classes sociais em ascensão na França do século XV: a dos comerciantes e a dos magistrados, a Farsa do Bom Enganador apresenta-se mais atual do que nunca nesta versão para o Teatro de Rua do Buraco d´Oráculo que mostra que, num ambiente onde reinam o dinheiro, o poder e a vaidade, a ordem da vez e a malandragem e a enganação.
É neste enredo que se apresenta Drº Calafanje, advogado falido, mas mestre na arte de enganar, que juntamente com sua espalhafatosa esposa Nuculote ensaiam um golpe ao primeiro otário que encontrarem.
Eis que surge Salabaeto, duvidoso comerciante que ao encontrar Calafanje pensa estar realizando um negocio das Arábias ao vender-lhe um tecido que não tem nenhum valor.
Muita confusão e trapaças deste encontro há de surgir, mais ainda falta Lazarino chegar, e a todos eles enrolar.
Nesta um engana o outro, e o outro engana um, e para a farsa desenrolar, só falta o juiz se apresentar, cheio de verdade, que aqui não tem validade, pois quem pensa que muito engana acaba sendo enganado.







FICHA TÉCNICA


Adptação e direção: Atílio Garret


Doutor Calafanje ...................................................................... Adailton Alves
Salabaeto ................................................................................. Edson Paulo
Lazarino .................................................................................... Lu Coelho
Nuculote / Juiza ................................... .................................. Selma Pavanelli.



Preparação vocal .................................................... Margareth Darezzo
Preparação Musical ................................................ J.E Tico
Figurinos ......................................g............................ Marta Sá e Cristina Brites