Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2007

IV Mostra de Teatro de São Miguel

Núcleo Brava Cia - Participante da IV Mostra

Desde 2002, quando o Buraco d`Oráculo aportou em São Miguel Paulista, realizamos uma Mostra visando incentivar a produção teatral local, o intercâmbio entre os grupos e principalmente, permitir uma programação teatral diversificada aos moradores dessa região.
A IV Mostra é especial, pois pela primeira vez todas as apresentações ocorrerão nos espaços abertos: praças e ruas. E o melhor, em locais extremamente populosos e destituídos de equipamentos culturais. Dessa maneira entendemos que estamos cumprindo nosso objetivo: permitir o acesso ao teatro a todos sem distinção.
Outra característica dessa Mostra é que teremos seis espetáculos de grupos profissionais e apenas duas de grupos amadores, formados pelo projeto “Circular Cohab`s” – Nascidos do Buraco e Arruacirco. Teremos espetáculos bem diversificados e grupos experientes, com quase duas décadas de existência.
A Mostra sempre foi realizada sem recursos, mas sempre encontramos parceiros que nos auxiliam, tanto pessoas como coletivos. E dessa vez não foi diferente, tivemos o apóio da Fundação Tide Azevedo Setúbal e a parceria mais importante: os grupos, que doaram seus espetáculos fazendo com que a Mostra ocorra de fato.
A todos os parceiros nosso muito obrigado! E ao público em geral, tenham todos uma boa Mostra!
Buraco d`Oráculo

PROGRAMAÇÃO:
Dia 01/12
CDC Tide Setubal – Rua Mário Dallari, 170 – Jd. São Vicente.

18h00 – “Histórias para Serem Contadas” – Pombas Urbanas.
Tocando e cantando, um grupo de atores vai de cidade em cidade representando o jogo da vida. Numa linguagem vibrante eles contam histórias incríveis de pessoas comuns. Com humor e violência as historias revelam situações absurdas criadas na luta pela sobrevivência que pipocam e desaparecem.
19h00 – “Bisbiglio” – Clã Studio de Artes Cômicas.
Emperrada, talvez embaixo de uma ponte, uma carroça toda reciclada artesanalmente do lixo das ruas das grandes cidades é o cenário dessa montagem.
A peça revê a linguagem dos clássicos, o lixo do mundo, o ser humano em nosso tempo. O trabalho é fruto de um processo de pesquisa de vários anos com foco na interpretação do ator nas linguagens das varias máscaras e na comedia.

Dia 02/12
Praça do Casarão – Vila Mara.
15h00 – “Reprises” – Arruarcirco
O espetáculo foi estruturado a partir de reprises clássicas de palhaços, daí seu nome. Os atores se revezam nas figuras do escada (Sério) e excêntrico (cômico).
O espetáculo é voltado principalmente para as crianças, mas por tratar-se de palhaços, atinge a todos sem distinção.
16h30 – “As Folias de Seu Mané Pacaru” – Teatro de Mamulengo da Folia.
Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o “fute” – como é chamado o diabo – invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Marieta casar com ele.
A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público que opina e participa da brincadeira, dando mais sabor e colorido ao espetáculo.

Dia 08/12
União de Vila nova – Em frente a igreja Nossa Senhora Aparecida.
17h00 – “Falidos” – Nascidos do Buraco
O espetáculo mostra dois mundos diferentes. Um deles é o da TV, repleto de fantasia e de meias verdades. A estrela desse show tem duas faces: uma tenebrosa e sombria "o Senhor do Mal", a outra metade, o simpático, divertido e hipnotizante "Chico Santos". O outro mundo retrata a realidade onde os astros dessa vez são pessoas comuns robotizadas pela televisão.
18h30 – “Pois É...” – Teatro da Pateticidade.
Zé da Silva nasceu como muitos de nós, pelado e desamparado. Desde seu primeiro sopro de vida, Zé está procurando, está tentando entender. Zé da Silva nasce, cresce, se reproduz e morre todos os dias. Durante o percurso incerto, Zé procura um sentido que o mantenha vivo. Liberdade, amor, dinheiro, paz. No fim da sua vida Zé é surpreendido na rua por uma espécie de Deus popular que lhe garante revelar o segredo da felicidade eterna.

Dia 09/12
Galpão de Cultura – Rua Juruoca , Jd. Lapena
16h00 – “ComiCidade” – Buraco d´Oráculo
O espetáculo é uma seqüência de pequenas farsas adaptadas da Comedia Clássica Japonesa “Kyogem”. Constituído situações e fábulas, os personagens do Kyogen se apresentam como pessoas comuns, com situações que podem acontecer em qualquer lugar, as cenas surgem como recortes do instante presente. Conflitos entre patrão e empregado, intrigas entre marido e mulher, um esperto querendo passar a perna em um ingênuo etc., são temas do espetáculo que traz várias situações vividas por todos que vivem e transitam nos centros urbanos das grandes cidades.
17h30 – “A Brava” – Manicômicos/Núcleo Brava Cia.
Em 1429, seguindo as “vozes” que ouvia já alguns anos, a jovem Joana D´arc atravessa boa parte da França para convencer o rei a assumir a ofensiva na guerra contra os Ingleses. Desde então, sua figura atraiu grande atenção, sendo qualificada da formas mais diversa: desde donzela até prostituta.

Entre cada apresentação performance de J.E Tico e Seus Fantoches.
MAIORES INFORMAÇÕES: (11) 8188-3670 / 8152-4483

Nenhum comentário: